quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A Maratona do FODAXMAN


O FODAXMAN foi inspirado no Norseman e provas semelhantes da Europa, e como estas, deveria ter como características a altimetria do percurso, o apoio individual para cada atleta e ser uma prova só de ida, sem loops.
A natação teve que ser em uma volta (pelo menos só uma :-), mas o ciclismo e a corrida serão só de ida. A bike foi fácil, bastou achar o local à distância adequada da T2 e pronto, foi só atravessar uma das estradas mais fantásticas do mundo e subir 4000m que estava pronto o percurso 😀 !
Já a corrida seria em Urubici e a princípio eu não tinha ideia de como fazer um percurso sem voltas ou repetições. Depois de bastante pensar e conversar surgiu a ideia de fazer uma ida até o Corvo Branco, a outra serra fantástica da região, porém ainda não asfaltada. A falta de asfalto e o fato da serra estar no final da maratona tornaram o percurso perfeito, no estilo das provas que serviram de inspiração ao Fodaxman.
O problema é que haviam apenas 27 km da T2 até o topo da serra. Aí a ideia foi perseguir os caminhos alternativos o máximo possível. De cabeça parecia que ia dar certo. Conversei com o Max e o Zé Marcos e então saí de carro da Pousada das Flores, nossa T2, rumo ao invernador em Águas Brancas.
Depois de apenas 2 km de asfalto entramos em estrada rural sinuosa e ondulada por 9 km, quando então saímos no asfalto da SC370 rumo Morro da Igreja. De lá mais 2 km nos levam à comunidade de São José no km 21 da maratona. Seguimos margeando rios e plantações, com trechos às vezes parecendo trilha e saímos de volta ao asfalto no km 26.7, quando então seguimos à esquerda rumo ao Corvo Branco.
Após uma subida de 1 km descemos até o fim do asfalto e seguimos os últimos 12 km pela estrada de terra até o topo da Serra do Corvo Branco, para então descer e pegar a entrada rumo à chegada na pousada Refúgio Rio Canoas.
Este percurso é espetacularmente bonito, como pouco asfalto, muita estrada de terra, verde, rios, morrinhos e visuais de montanha por todos os lados. Uma corrida certamente desafiadora e bela o suficiente para fazer par com o ciclismo de um dos triathlons de longa distância mais espetaculares e duros do mundo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário